Quando se trata de economizar nas contas de luz de indústrias, uma das dúvidas mais comuns é relacionado as estratégias para atingir esse objetivo dentre elas estão: Energia Solar ou MLE (Mercado Livre de Energia)?
O segmento das indústrias é um dos que mais consome energia elétrica no Brasil. Analisar como diminuir esse custo é uma decisão estratégica para negócios que desejam crescer com sustentabilidade por vários anos.
Uma das estratégias mais populares de hoje em dia é apostar na energia solar. Como o nome indica, se trata da transformação da luz do sol em eletricidade por meio da instalação de placas fotovoltaicas.
Esse mercado vem crescendo bastante nos últimos anos, principalmente por conta dos incentivos fiscais.
Com a energia fotovoltaica, as indústrias podem garantir alguns benefícios importantes, que são:
- A energia solar oferece uma redução de custos operacionais, porque os painéis diminuem a dependência da rede elétrica e os gastos com energia.
- maior estabilidade e previsibilidade de custos: com esse sistema, as companhias conseguem se proteger contra a volatilidade dos preços de energia elétrica. Sem falar que os custos de manutenção são baixos.
- menor emissão de carbono: essa é uma fonte de energia limpa e renovável, ajudando a reduzir os gases do efeito estufa, o que contribui para o cumprimento de metas ambientais e regulamentações.
- melhora da imagem corporativa: usar esse sistema mostra um compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, um diferencial competitivo importante na hora de atrair clientes e investidores que valorizam essas práticas ecológicas.
- garantia de incentivos e benefícios fiscais: os governos oferecem subsídios, créditos fiscais e descontos em impostos para empresas que investirem em energia solar, podendo contribuir para reduzir o custo inicial do investimento.
- valorização do imóvel: A instalação de painéis solares pode aumentar o preço da planta industrial, tornando-a mais atraente para potenciais compradores ou locatários.
E o MLE?
É um ambiente onde os clientes/consumidores, como indústrias e grandes empresas, podem comprar e/ou vender energia elétrica diretamente com geradores e comercializadores, sem precisar passar pela distribuidora local.
Para as indústrias, o MLE apresenta várias vantagens interessantes, como:
- Liberdade de Escolha: Esse contexto permite a negociação de contratos personalizados com geradores ou comercializadores de energia, obtendo melhores condições.
- · Preços variáveis: Os valores da energia elétrica são mais flexíveis e sujeitos às condições do mercado, resultando em contas de luz mais baixas sem afetar a produtividade da companhia.
- · Gestão de Risco: Organizações que fazem essa migração podem usar seus contratos para garantir maior previsibilidade nos gastos com energia, contribuindo com os planejamentos orçamentários do negócio.
- · Energia solar ou mercado livre na competitividade e inovação: Esse fato pode levar a novas soluções tecnológicas e soluções que contribuem para os clientes otimizarem seu consumo de energia e melhorar a eficiência operacional.
- · Compromisso com a sustentabilidade entre energia solar ou mercado livre: o MLE facilita a aquisição de energias de fontes renováveis, incluindo a solar.
Na escolha entre energia solar ou mercado livre, esses benefícios podem fazer uma diferença considerável para empresas que estão buscando otimizar seus custos e operações energéticas, ao mesmo tempo em que se alinham com estratégias de sustentabilidade e inovação.