Um dos pontos fundamentais de qualquer instalação elétrica ou rede de energia está, justamente, após sua instalação em si. A manutenção elétrica não apenas trás mais segurança para o sistema, como também aumenta sua durabilidade e eficiência, diminuindo gastos desnecessários em sua conta de luz ao final do mês.
Essa etapa envolve a inspeção, teste, reparo e substituição de componentes elétricos, caso necessário. Com a manutenção elétrica, é possível previnir falhas elétricas e maiores acidentes, afinal, os componentes utilizados contam com prazo de validade e estão sujeitos a falhas e curtos-circuitos.
Além disso, uma manutenção elétrica realizada de forma correta e esporádica é crucial para diminuir seus gastos. Componentes elétricos velhos resultam em menor eficiência, que, por sua vez, resultam em valores mais altos na conta de luz.
Manutenção elétrica e as normas técnicas
A manutenção elétrica está prevista e regulamentada em âmbito federal através das normas regulamentadores (NR) e normas brasileiras (NBR), sendo a primeira ligada ao Ministério do Trabalho (MTE) e a segunda à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Portanto, a manutenção elétrica, além de ser fundamental para todos os processos citados acima, além da extensão da vida útil de aparelhos, é uma obrigação perante a lei. Tal manutenção deve ser feita de acordo com normas, como a NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, ABNT NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão, ABNT NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, entre outras.