Antes mesmo da popularização dos carros elétricos, o mercado automobilístico foi tomado pela presença do carro híbrido. Em outras matérias já falamos sobre a autonomia de um carro 100% elétrico; agora, vamos falar sobre a autonomia de um carro híbrido.
Em geral, carros híbridos costumam ter a combustão de gasolina, diesel ou álcool como força de locomoção. A bateria serve para trazer mais eficiência ao motor, economizando os combustíveis fósseis. Porém, é preciso ressaltar que existem duas grandes vertentes entre os carros híbridos: o Carro Híbrido Leve (MHEV) e o Carro Híbrido Plug-in (PHEV).
O Carro Híbrido Leve, também conhecido como Mild Hybrid Electric Vehicle, utiliza uma bateria e um gerador elétrico para realizar diversas funções. Já o Carro Híbrido Plug-In (PHEV) tem dois motores, sendo um elétrico e outro convencional.
Autonomia de um carro híbrido
Após essa breve explicação, é possível falar sobre a autonomia de um carro híbrido. O único modelo que consegue operar apenas com eletricidade é o Carro Híbrido Plug-In (PHEV), alternando para seu motor elétrico. Sua autonomia pode ser de até 100 quilômetros a partir de sua bateria.
No entanto, é necessário falar sobre os híbridos como um todo. Ambos modelos conseguem aumentar a autonomia do veículo ao resultarem na economia de combustível. Assim, grande parte dos veículos híbridos conseguem se mover por mais de 400 quilômetros sem abastecer.