Atualmente, o petróleo é uma das substâncias mais valiosas do mundo. Ainda que hajam registros de contato de povos antigos com a substância, a “descoberta” do petróleo, que marcou o início da utilização da fonte de energia em escala global, é datada no ano de 1859, quando o primeiro poço de petróleo foi perfurado na Titusville, no estado americano da Pensilvânia, por Edwin Drake.
A popularização do uso do petróleo para a produção de energia oriunda de combustíveis fósseis, para a cadeia operacional dos setores produtivo e industrial e a confecção de diversos produtos justifica a sua importância, principalmente após meados do século passado, com a invenção do motor a combustão interna e após as duas grandes guerras, momento do “boom” da busca por petróleo e investimento em tal fonte.
Além de um alto valor econômico, é atribuído ao petróleo uma consequente representação de poder em termos econômicos e geopolíticos àqueles países que são grandes produtores ou detêm grandes reservas. Nesta matéria, você saberá os maiores produtores de petróleo no mundo.
De acordo com dados de 2024 da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep, estes são os dez maiores produtores de petróleo:
- Estados Unidos: 11,9 milhões de barris por dia
- Arábia Saudita: 10,2 milhões de barris por dia
- Rússia: 9,7 milhões de barris por dia
- Canadá: 4,9 milhões de barris por dia
- Iraque: 4,6 milhões de barris por dia
- China: 3,8 milhões de barris por dia
- Emirados Árabes Unidos: 3,5 milhões de barris por dia
- Brasil: 3,0 milhões de barris por dia
- Irã: 2,9 milhões de barris por dia
- Kuwait: 2,7 milhões de barris por dia