Um dos eletrodomésticos mais práticos para se ter na sua cozinha é o forno elétrico. Os fornos elétricos demandam menor “manutenção” por não precisarem de gás de cozinha, além de serem um par perfeito com fogões de estilo cooktop. Mas, afinal, quanto gastam os fornos elétricos?
O quanto será gasto de energia depende diretamente do período que o forno elétrico estiver ligado. Portanto, alguns cuidados podem te ajudar a economizar energia, como evitar deixar o aparelho ligado sem necessidade e tomar cuidado para fechar bem suas portas de entrada, evitando, assim, que o calor escape.
Em média, os fornos elétricos possuem uma potência situada entre 1000 W, em caso de micro fornos, e 5000 W, em casos de fornos embutidos. Levando em consideração um modelo de maior potência, ou seja, 5000 W, utilizado por um hora, há o consumo de 5 kWh. Repetindo isso todos os dias, por 30 dias, há um consumo médio mensal de 150 kWh. Com o preço atual de R$ 0,25 por quilowatt-hora (kWh), há o gasto mensal de R$ 37,50.
Quais fornos elétricos consomem menos energia?
Ainda que hajam dicas para diminuir o consumo energético de fornos elétricos, o melhor a se fazer quando se está em busca de um destes aparelhos é procurar pelos modelos que consomem menos energia elétrica. Diferentes modelos contam com diferentes tecnologias e diferentes níveis de consumo.
Independente da potência, o ideal é procurar por fornos elétricos que contem com o selo Procel A, sendo este o mais alto nível de consumo de energia. Outro ponto de grande importância é definir qual a necessidade de sua cozinha.
Há fornos elétricos de 15 litros, enquanto outros são de 60 litros. A tendência é que, quanto maior seu forno, maior sua potência e, por consequência, seu gasto. Portanto, esteja atento a isso.