A energia sustentável está cada vez mais em alta. Isso é devido ao fato de que as principais fontes de energia em todo mundo, os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural), não irão durar para sempre. Depois de acabarem, ainda continuará sendo necessário abastecer residências e indústrias.
Você sabe o que é esse tipo de energia? E qual a sua importância para o futuro do planeta?
Neste texto, iremos abordar esse assunto a fim de tirar todas as dúvidas a respeito de um tema que é importante para um futuro mais sustentável.
O que é?
Energia sustentável é toda energia obtida por meio de fontes renováveis, isto é, que não se esgotam, como os combustíveis fósseis. Também intitulada de energia limpa, verde ou renovável, ela vem conquistando espaço na sociedade, especialmente por gerar um baixo impacto negativo no meio ambiente.
Inicialmente, se continuarmos usando fontes de energia não renováveis, o impacto ambiental vai ser cada vez mais negativo. Com isso, a queima de carvão, petróleo e gás natural é responsável pela maioria das emissões de gases de efeito estufa contribuindo diretamente no aquecimento global e nas mudanças climáticas.
Por isso, além de ajudar a na redução do impacto ambiental, a energia sustentável traz benefícios econômicos e sociais significativos.
A adoção de uma energia limpa e sustentável implica em benefícios a curto, médio e longo prazo.
Os principais benefícios são:
- Redução na emissão dos gases de efeito estufa
As energias solar e eólica, não emitem CO2 (dióxido de carbono) quando geram eletricidade ajudando a combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. Desse jeito, reduz a queima de combustíveis fósseis, com isso é possível diminuir também a concentração de poluentes atmosféricos.
- Economiza energia e diminui custos
Os custos operacionais são menores a longo prazo, já que não há gastos recorrentes com combustível. A energia solar, por exemplo, permite a autoprodução de energia, fator que auxilia na redução das contas de luz para consumidores e para empresas.
- Geração de empregos verdes
Esse setor está em constante expansão e necessita de mão de obra qualificada em várias áreas, como instalação de painéis solares e manutenção de turbinas eólicas. Com isso, as oportunidades de trabalho são geradas, principalmente em regiões que investem em sustentabilidade.
- Preserva os recursos naturais
Essas fontes renováveis são praticamente inesgotáveis, auxiliando na preservação de recursos finitos, como carvão e petróleo, garantindo que as futuras gerações tenham acesso à energia de forma responsável e equilibrada.
- Ajuda a desenvolver novas tecnologias
O crescimento dessa energia impulsiona a inovação tecnológica, o que possibilita novos avanços, como o armazenamento de energia em baterias. Isso auxilia na popularização de veículos elétricos e outros sistemas que reduzem a poluição.
- Principais fontes de energia sustentável
Entre as diversas opções de energia sustentável, existem três que mais se destacam pela redução nos impactos ambientais e por uma excelente capacidade de geração de eletricidade, são elas: energia solar, eólica e hidrelétrica.