Matriz energética brasileira abrange as fontes de energia usada em território nacional. Mais da metade da matriz energética do Brasil é composta por fontes não renováveis de geração de energia, com 55%, com destaque para os combustíveis fósseis. Mesmo com isso, a maior participação das fontes consideradas limpas, como os biocombustíveis e a energia hidráulica. Por esse motivo, a matriz energética brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo.
Resumo do quadro de fontes de energia brasileira
- A matriz energética brasileira são as fontes usadas para a geração de toda a energia que é consumida no território brasileiro.
- É formada por 55,2% de fontes não renováveis e 44,8% de fontes renováveis.
- Petróleo, gás natural, biomassa da cana e energia hidráulica são as fontes principais de energia da matriz energética brasileira.
- Uma das vantagens da matriz energética brasileira é a grande participação de fontes sustentáveis da sua composição. Por causa disso, é considerada uma das mais limpas do mundo.
- Contudo, as fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis, ainda correspondem a metade da matriz. Sendo uma de suas desvantagens.
- A matriz energética mundial é um conjunto de combustíveis fósseis (gás natural, petróleo e carvão mineral). As fontes renováveis correspondem apenas a 15% da energia global.
- A matriz elétrica brasileira é composta por fontes de energia usadas na geração de eletricidade.
- As fontes renováveis correspondem a 78,1% da matriz elétrica do Brasil, destacando a energia hidráulica, que correspondem a uma fatia de 56,8% da eletricidade gerada no país.
- Uma das principais fontes renováveis é a água, usada na produção de energia hidrelétrica. Enquanto a energia hidráulica corresponde a 11% da matriz energética brasileira, a água é responsável por 56,8% da energia elétrica que é produzida no Brasil, assim, sendo, a principal fonte de energia elétrica do país.
- Lenha, carvão vegetal e outras fontes também estão no quadro de recursos renováveis da matriz energética brasileira.