Desligar aparelhos das tomadas, evitar ligar o ar-condicionado, manter temperaturas específicas, trocar lâmpadas… são muitas as dicas para tentar diminuir a conta de luz. Mas, afinal, quais aparelhos domésticos que realmente consomem mais energia elétrica em casa?
Abaixo, listamos alguns dos eletrodomésticos mais consumidores, facilitando na escolha de quais aparelhos evitar e quais estão mais “seguros” quando o assunto é economia.
Aparelhos domésticos que consomem mais energia elétrica em casa
Em grande parte, os aparelhos domésticos mais temidos pelo senso comum, realmente, são os mais gastadores. São estes os eletrodomésticos de grande porte, cujo funcionamento resultam em aumentos significativos na conta de luz.
Ar-condicionado
Grande vilão para alguns e salvador para outros, o ar-condicionado representa um dos maiores consumidores, especialmente no verão. Não apenas pelo seu consumo por hora, mas também por seu uso prolongado, o aparelho pode chegar ao consumo potencial de 100 kWh. No entanto, é possível amenizar seu consumo ao utilizá-lo em temperaturas ideias, entre 22ºC e 24ºC.
Geladeiras e freezers
Outro aparelho de uso contínuo, as geladeiras representam um número amplo da conta de luz. O aparelho corresponde a 30% do consumo mensal de residências no Brasil e alguns cuidados podem te ajudar. Primeiro, não coloque alimentos quentes, pois isso força seu funcionamento. Espere os alimentos ficarem em temperatura ambiente. Além disso, é importante ficar atento à vedação da borracha da geladeira, evitando que o resfriamento não esteja isolado.
Máquinas de lavar
Com grande pico de energia e grande consumo por horas de uso, as máquinas de lavar roupa (assim como as secadoras) podem gerar um rombo em seu orçamento. Portanto, o melhor é realizar uma lavagem com o máximo de roupas possível.
Boilers
Os aquecedores elétricos, também conhecidos como boilers, são extremamente utilizados no inverno para tornar o banho mais agradável. Seu funcionamento ocorre com o auxílio de uma resistência elétrica, resultando em um aumento exponencial do consumo.
Televisões, cooktops elétricos, chuveiros, micro-ondas e videogames são outros aparelhos que costumam resultar em grande gasto energético.