Com cada vez mais modelos disponíveis no Brasil, os carros elétricos estão em alta. O país, inclusive, bateu seu recorde de vendas no último ano, com 93.927 emplacamentos registrados ao longo de 2023. Mas, afinal, quais são as vantagens de contar com um carro elétrico?
Seja para uso pessoal ou para sua empresa, as vantagens costumam ser similares. No caso empresarial, contar com uma frota de carros elétricos resulta em ainda maior impacto positivo para o meio-ambiente, uma vez que os veículos auxiliam na descarbonização ao não emitirem gases, além de não dependerem de combustíveis fósseis para funcionar.
Esse é outro ponto: a economia. Sem a necessidade de combustível, há uma grande redução nos valores depreendidos para com a frota. Além disso, alguns estados brasileiros oferecem descontos na tributação para frotas elétricas. O desconto/isenção do IPVA para carros elétricos acontece nos seguintes estados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.
Outras questões vatajosas na escolha de uma frota de carros elétricos é a imagem positiva de sua empresa, podendo, inclusive, atrair mais clientes ou funcionários.
Carros elétricos mais econômicos do Brasil
Entre os carros elétricos, o mais econômico a disposição no Brasil é o BYD Dolphin, novidade do mercado. Medindo a Eficiência Energética dos veículos em Mega Joules por quilômetro (MJ/Km), o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) divulgou quais são os carros elétricos mais econômicos do mercado.
Na sequência do BYD Dolphin, estão, em ordem, o Hyundai Kona EV, Renault Kwid E-Tech / E-Tech Cargo, Fiat 500E, Caoa Chery Icar EQ1, JAC e-JS4, Chevrolet Bolt, Chevrolet Bolt EUV, Volvo C40 Recharge Single Motor e JAC e-J7.