Instalações elétricas são um assunto sério no Brasil, contando com uma série de regulamentações expedidas pelo governo federal. As normas técnicas funcionam a partir de duas ordens: normas regulamentadoras e normas brasileiras.
As normas regulamentadoras (NRs) são regidas pelo Ministério do Trabalho (MTE) e estão diretamente atreladas aos requisitos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), portanto, aos direiros e à segurança do trabalhador.
Já as normas brasileiras estão atreladas à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sem estarem atribuídas a um segmento de atuação específico. Assim, tratam-se de técnicas de padronização de processidimentos com a finalidade de obter maior segurança e qualidade no trabalho.
Normas técnicas de instalações elétricas
Confira abaixo as principais normas técnicas de instalações elétricas:
NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
A NR-10 é uma medida que protege em casos de desenergização, aterramento e isolamentos. Portanto, é uma norma necessária em quaisquer situações de instalações elétricas que envolvam acesso a uma rede de energia.
NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
A NR-12 trabalha diretamente com o manuseio correto dos equipamentos e máquinas de trabalho. É essa norma que diz respeito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em diversas ocasiões.
ABNT NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão
A ABNT NBR 5410 diz respeito às redes de baixa tensão, ou seja, abaixo dos 1000 volts. É essa a regra que rege a segurança desde do momento do projeto inicial até a execução, manutenção e verificação periódica.
ABNT NBR 14039: Instalações elétricas de média tensão
Assim como a NBR 5410, a ABNT NBR 14039 funciona em diversos âmbitos das instalações elétricas, porém, em sistemas de média tensão, entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts.
ABNT NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
Essa norma fala da instalação de para-raios em estruturas residenciais, comerciais, agrícolas ou indústrias. Nesse sentido, trata-se de um projeto de execução e manutenção de um sistema de proteção contra descargas de alta tensões emitidos pelos raios.