Ao longo dos últimos anos, carros elétricos tornaram-se cada vez mais presentes nas estradas, rodovias e garagens do Brasil. Os modelos são considerados o futuro do automobilismo e sua popularização e aceitação está gradativamente baixando seu preço.
Portanto, é possível que, se você está pensando em comprar um carro, alguns modelos elétricos estejam em seu horizonte. Mas, afinal, qual marca escolher? Quais são as melhores marcas de carros elétricos?
Ao redor do mundo, as cinco marcas mais vendidas são a BYD, Tesla, Volkswagen, Geely-Volvo e SAIC. Confira abaixo os números do primeiro trimestre de 2023 levando em consideração carros elétricos a bateria (BEV) e carros híbridos plug-in (PHEV):
- Grupo BYD: 548.148 unidades vendidas;
- Tesla: 422.873 unidades vendidas;
- Grupo Volkswagen: 189.093 unidades vendidas;
- Geely-Volvo: 156.475 unidades vendidas;
- SAIC (SAIC-GM-Wuling): 141.661 unidades vendidas.
Carros elétricos mais econômicos
Embora os modelos citados acima são os mais vendidos, outros elementos devem ser levados em consideração. Um dos grandes motivos para realizar a transição para carros elétricos é sua economia.
O carro elétrico mais econômico a disposição no Brasil é o BYD Dolphin, novidade do mercado. A marca chinesa desembarcou no país em 2022 e dominou completamente nas vendas. Medindo a Eficiência Energética dos veículos em Mega Joules por quilômetro (MJ/Km), o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) divulgou quais são os carros elétricos mais econômicos do mercado.
Na sequência do BYD Dolphin, estão, em ordem, o Hyundai Kona EV, Renault Kwid E-Tech / E-Tech Cargo, Fiat 500E, Caoa Chery Icar EQ1, JAC e-JS4, Chevrolet Bolt, Chevrolet Bolt EUV, Volvo C40 Recharge Single Motor e JAC e-J7.