Ainda que todo brasileiro saiba reconhecer uma conta de luz, nem todos sabem “ler” os números. Poucos sabem o que é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e ainda menos sabem diferenciar uma concessionária de uma permissionários de energia.
Realmente, não é uma distinção muito simples. O ecossistema da energia elétrica brasileira, gerenciado pela Aneel, conta com quatro grandes etapas: produção de energia, transmissão de energia, distribuição de energia e comercialização de energia.
Em praticamente qualquer uma dessas etapas entram as concessionárias e permissionárias de energia elétrica, com exceção da comercialização. No entanto, há diferenças entre os dois modelos.
Concessionárias e permissionárias de energia
Concessionárias e permissionárias de energia são empresas destinadas exclusivamente ao serviço de distribuição de energia elétrica e demais etapas do ramo. Sua principal diferenciação acontece em sua veiculação.
As concessionárias costumam ser atribuídas à distribuição, mas também podem atuar como geradoras ou transmissoras de energia. Sua contratação acontece através de uma licitação, com um período de atuação determinado e visa o atendimento público.
Já as permissionárias atuam na transmissão e distribuição de energia, com destino ao consumo privativo.