Uma empresa de inteligência de mercado que é especialista no setor de energia renovável ePowerBay, elaborou listando quais foram os principais fornecedores de inversor de energia solar no mercado de GB (geração distribuída) do Brasil em 2023.
A análise constatou 67 fabricantes atuando no país, com os 20 maiores sendo responsáveis pelo fornecimento de mais de 80% dos sistemas de energia solar que estão em operação. As outras 47 empresas correspondem por 13,37 % de market share, enquanto a parcela de marcas não que não foram identificadas é de 6,70%.
Segundo o estudo, a fabricante de inversores com participação maior no mercado de geração distribuída solar do Brasil em 2023 foi a Growatt, que já havia sido líder no ranking de 2022. A Sungrow escalou uma posição e ficou em segundo lugar. Deye, WEG e Fronius completam o top cinco de ranking.
TOP 10
- Growatt
- Sungrow
- Deye
- WEG
- Fronius
- Huawei
- Sofar
- Solis
- Renovigi
- PHB
De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil adicionou cerca de 7,66 GW em sistemas de energia solar de geração distribuída (GD) ano passado. O segmento, segundo a última atualização, composto por instalações residenciais e comerciais de menor porte, registrou 640 mil novas conexões no decorrer do ano, o que beneficiou 856 mil unidades consumidoras no país.
Os números podem ser maiores, porque ainda estão sujeitos a atualizações retroativas, de acordo com a disponibilidade de informações das concessionárias de distribuição. Hoje em dia, o mercado brasileiro de GD totaliza 25,8 GW, com 2,30 milhões de sistemas atendendo 3,31 milhões de consumidores.
WEG ultrapassará?
Em 2024, foi fechado um acordo entre a WEG (WEGE3) e a comercializadora de energia Kroma. Esse acordo se trata do projeto para a construção de um complexo de geração de energia solar fotovoltaica.
Segundo a companhia, o fornecimento inclui o escopo de módulos fotovoltaicos, trackers, inversores solares, subestação de energia e bay de conexão com a concessionaria local.