O Brasil conta com 8.51 milhões de km², sendo considerado um país de proporções continentais. O território, inclusive, é próximo das proporções da Oceania e da Europa, demonstrando que tal comparação não é nem um pouco exagerada. Assim, há inúmeros desafios para a correta distribuição de energia e há inúmeros distribuidores de energia elétrica no Brasil.
O país conta com o Sistema Interligado Nacional (SIN), um complexo sistema hidrotérmico utilizado na produção e transmissão de energia elétrica. Sua operação acontece através do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade fiscalizada e regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Assim, com diversas compras e privatizações, o país conta com uma grande rede de distribuidores de energia elétrica. Dentro da matriz energética brasileira, o consumo é puxado pela área de transportes, com 32,7%, sendo seguido de perto pelas indústrias, com 31,7%. E assim por diante, até chegar às residências, que somam 9,9%.
Confira os principais distribuidores de energia elétrica no Brasil
De acordo com dados da Aneel, o Brasil conta com 171 distribuidores de energia elétrica em seu território. Apenas duas estatais permanecem como fonte de abastecimento estadual, sendo elas a Celesc, em Santa Catarina, e a Cemig, em Minas Gerais.
Abaixo, separamos uma lista com as principais distribuidoras de energia elétrica ao longo do último ano.
- Copel;
- Energisa;
- Equatorial;
- Light;
- Neoenergia;
- Cemig;
- Celesc;
- CEEE;
- CPFL;
- COSERN;
- COELBA;
- ETO;
- EMR.