Os consumidores brasileiros necessitam de um alívio nas contas de luz elétrica em 2025, de acordo com as previsões de especialistas. Depois de um ano inteiro com tarifas altas, a projeção é de que os preços reduzam, trazendo um alívio para o bolso das famílias.
Segundo o estudo do setor, 2025 deverá ser marcado pelo acionamento da bandeira tarifária verde, significando valores menores para os clientes. Esta estimativa foi baseada em fatores como a alta na produção de energia renovável e a expectativa de um panorama mais econômico e favorável.
Outro motivo apontado é o crescimento econômico moderado estimado para o Brasil, que não pressionará de maneira excessiva na demanda por energia. “Tudo indica que 2025 vai ter níveis pluviométricos melhores. Por outro lado, o que vai ser melhor para o Brasil é que o país não está crescendo muito. Então, a demanda por energia não está pressionada”, disse Paulo Pacheco, o professor de economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).
Além do mais, a redução do poder aquisitivo das famílias reflete em uma maior consciência na questão do consumo, com muitas pessoas adotando medidas econômicas em casa. “As famílias também começam a tomar decisões por economizar energia nas suas casas. Tudo indica que deve ser um ano de tarifa bandeira Verde, exceto, agosto e setembro, que é o final da estiagem”, disse.
Dezembro com bandeira verde
O governo está trabalhando para que a conta de luz esteja com a bandeira verde no mês de dezembro, após três meses com cobranças adicionais. Contudo, a decisão só depende da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O panorama é que a chegada do período chuvoso trouxe conforto para os reservatórios, apesar de ainda precisar ser monitorado a alta nas temperaturas de fim de ano e o maior consumo de eletricidade por meio de eletrodomésticos, como o ar-condicionado.