O mercado automotivo e o setor público continuam investindo em veículos elétricos (VEs), transformando o futuro do transporte pessoal. Ao passo em que a mudança em direção à taxa de crescimento das vendas de mobilidade elétrica vem sendo impulsionada, surge uma questão: como os consumidores avaliam os VEs em comparação aos veículos com motor de combustão interna (ICE) e como podemos alcançar a paridade de preços?
O primeiro desafio está em compreender se o custo total do ciclo de vida dos VEs se compara ao dos veículos com motor a combustão, principalmente porque o consumidor valoriza coisas diferentes. Apesar da maioria dos consumidores valorizarem o preço inicial de compra de um veículo acima de tudo, esse é somente um elemento para alcançar a paridade total.
A paridade de custo dos VEs está nos olhos do consumidor e pode ser alcançada ao se concentrar em alguns aspectos:
Preço inicial
O preço de compra inicial de um veículo é a maneira mais fácil de avaliar seu valor. Nos últimos anos, vimos um imenso progresso em direção à paridade de preços entre os elétricos e os veículos a combustão. Para muitas montadoras e modelos semelhantes, observamos que atualmente há menos de 10% de diferença no custo de compra.
O custo de propriedade
São frequentemente anunciados como sendo menores do que os dos veículos ICE, em grande parte por causa da economia de combustível e manutenção. O motorista de um VE médio gastará 60% menos para abastecer seu veículo durante toda a vida útil.
O custo dos reparos
De acordo com um relatório recente, o número médio de horas para consertar veículos ICE é de 1,66, enquanto os VEs têm uma média de 3,04, quase o dobro. Considerando que os VEs ainda são novos, isso não é surpreendente. Os técnicos, que têm 100 anos de conhecimento institucional sobre ICE, ainda estão aprendendo a consertar efetivamente um VE, e há uma curva de aprendizado esperada.
Valor residual
O valor residual dos VEs está reduzindo mais rapidamente do que o dos veículos ICE, algo que impede que alguns consumidores adotem um VE em primeiro lugar. Uma pesquisa recente constatou que, nos Estados Unidos, o preço médio de um VE com um a cinco anos de idade reduziu em 31,8% ano a ano, equivalendo a cerca de US$ 14.418 (R$ 78 mil). Em comparação, o preço médio de um veículo ICE com idade semelhante caiu 3,6%.