O governo do estado do Ceará e a Comexport, uma empresa brasileira de comércio exterior, anunciaram na última semana a construção de um Polo Industrial Automobilístico multimarcas, que será instalado em Horizontina, a 45 km de Fortaleza, local que ficava a fábrica de automóveis da Troller. O Polo contará com mais ou menos R$ 400 milhões em investimentos e terá capacidade para produzir 40 mil veículos por ano, incluindo modelos elétricos e a etanol. A previsão é que os primeiros veículos cheguem ao mercado em 2025.
O vice-presidente e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estava presente na cerimônia de assinatura e destacou que a produção dos automóveis será feita sob encomenda de terceiros, o que pode fazer com que montadoras estabelecidas e novas marcas ingressem no mercado brasileiro.
Segundo Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, até o momento, acordos foram assinados para fabricar mais de seis modelos de três diferentes marcas internacionais.
“O Ceará tem um desejo antigo de produzir veículos e este ano, graças à promulgação do Mover, Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação, que estabeleceu regras claras para a modernização da indústria brasileira com o desenvolvimento de novas tecnologias e trouxe previsibilidade à indústria automotiva, é possível promover o marco histórico de ter veículos movidos a novas energias 100% produzidos no estado”, afirmou Rodrigo.
A gerência operacional da unidade vai ser feita pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Adece, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará. Conforme a Adece, a previsão é de que o complexo automotivo cause um impacto de R$ 370 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará.
“O modelo do Polo Automobilístico do Ceará é uma tendência mundial, que contempla centros compartilhados, reduzindo custos de logística e da cadeia de suprimentos. O que trouxemos para Horizonte é apenas o início de uma atração de novas empresas para o entorno”, falou Danilo Serpa, presidente da Adece. As informações são da MegaWhat.