A SolaX Power, uma multinacional de soluções para armazenamento energético, em parceria com a renomada empresa Sou Energy, comunicou uma nova colaboração direcionada a ampliar o mercado de energia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esta estratégia tem o propósito de aumentar a capacidade de armazenamento promovendo a independência energética, beneficiando tanto consumidores quanto empresas dessas áreas.
O principal propósito desta parceria é não apenas atender à crescente demanda por soluções de armazenamento, como também promover a adoção de sistemas solares fotovoltaicos. Esse avanço vai integrar tecnologias inovadoras com alta potência de geração, fortalecendo as redes locais de energia limpa. Ambas estão comprometidas na liderança deste mercado em expansão, garantindo maior eficiência e sustentabilidade para os seus clientes.
O Nordeste do Brasil está perto de passar por uma transformação expressiva no setor de energia. Uma das maiores fabricantes de geradores fotovoltaicos do país, a Sou Energy, anunciou juntamento com a SolaX Power visa impulsionar o mercado de armazenamento de energia.
De acordo com dados da Aneel, hoje em dia, cerca de 30% de toda a potência instalada no Brasil, é encontrada nas regiões Norte e Nordeste. Este cenário revela um imenso potencial de crescimento para esse mercado, principalmente quando consideramos a geração de energia solar.
Aliada a essa perspectiva
Junto a essa estratégia, a expectativa de que aumento do custo do Fio B, uma tarifa que cobre os custos de uso da rede de distribuição de energia, também vai incentivar a comercialização de baterias para armazenamento de energia.
O diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Giba Camargos, disse que fatores como o elevado potencial de produção de energia solar fazem essa região muito propícia para adotar soluções de baterias e inversores. O excedente de energia produzida poderá ser armazenado para utilizar em casos de apagões ou interrupções no fornecimento, o que garante uma maior eficiência energética.
Ainda conforme Giba Camargos, essa visão oferece ao consumidor uma maneira de não somente evitar os impactos das quedas de energia, como também alcançar uma independência energética expressiva e um estilo de vida mais sustentável.
Como este é um mercado ainda em fase de desenvolvimento no Brasil, as parcerias estratégicas com empresas reconhecidas são essenciais para o aumento da conscientização e a acessibilidade das soluções de armazenamento.