Termografia é uma etapa essencial na geração de energia solar. Ela identifica e previne alguns problemas que podem causar perdas na eficiência. Com isso, essa ferramenta se tornou indispensável para garantir o desempenho ideal dos sistemas fotovoltaicos.
A termografia é uma técnica que permite medir a temperatura de objetos à distância, utilizando uma câmera especial intitulada de termográfica ou infravermelha.
A imagem não mostra o objeto como uma câmera convencional, porém como um mapa de calor, onde cores mais quentes (como vermelho, laranja) correspondem a áreas com temperaturas mais altas, e cores mais frias (como azul ou verde) correspondem as mais baixas.
É fundamental para identificação de problemas e otimizar a eficiência nas placas solares.
Em painéis fotovoltaicos, as câmeras termográficas permitem identificar as variações de temperatura. Essas mudanças são fundamentais para indicar problemas e falhas no sistema fotovoltaico, uma vez que as diferenças anormais de temperatura podem ser danos ou ineficiências.
É uma tecnologia essencial para melhorar o uso da energia em vários setores. Com sua aplicação, é possível otimizar o desempenho de edifícios, sistemas de climatização, processos industriais e até mesmo gerar energia renovável, como em placas solares.
Essa ferramenta promove uma gestão mais eficaz do consumo de energia, o que contribui para a redução de custos e aumento da sustentabilidade garantindo que sistemas e ambientes funcionem de forma equilibrada, para aproveitar melhor os recursos energéticos disponíveis.
Principais tipos de problemas que ela consegue detectar:
- Pontos quentes
Chamados de hotspots, são áreas do painel que estão significativamente mais quentes que o restante. Diz que uma célula (ou várias delas) estão com algum tipo de problema, como sombreamento, sujeira acumulada ou outros danos internos.
- Desconexões internas
Falhas nas conexões internas dos módulos solares podem impedir que a energia gerada seja transmitida corretamente.
- Falhas de encapsulamento
Se essa proteção apresentar falhas, como a formação de bolhas ou delaminação, pode acontecer um aquecimento anômalo, algo que pode ser identificado através de termografia.
- Danos mecânicos
Essas falhas causam a geração de calor desigual no painel, podendo estar ligadas a defeitos na produção ou a danos causados por impactos externos.