Com sua popularidade em pleno crescimento, a tecnologia dos painéis solares ainda é motivo de muita dúvida. Uma das preocupações principais é sobre o peso de um sistema de energia solar fotovoltaico e a capacidade de um telhado para suportá-lo com segurança. Essas dúvidas ganharam ainda mais destaque depois do acidente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Recife.
No incidente trágico teve duas fatalidades e 22 pessoas feridas com a queda do telhado, uma semana depois das placas solares serem instaladas. Não foi confirmado se presença dos painéis de energia solar tenham contribuído para a causa do acidente. Uma equipe de peritos de Recife ainda está verificando e assim que os trabalhos tiverem sido concluídos o resultado será divulgado.
Um dos fatos sobre esse acidente é que a empresa que fez a instalação possuía laudo estrutural que autorizava a instalação no local.
Entenda as dúvidas
Ao fazer a análise na foto do sistema de placas solares instalado e fazendo uma contagem manual dos módulos existentes, o resultado pode chegar a um total de aproximadamente 120 módulos fotovoltaicos.
Examinando que, hoje em dia, os módulos que são usados nesse tipo de instalação variam entre 550 w a 570 na maioria das empresas, utilizamos como referência um módulo de energia solar fotovoltaico de 550 w, que é o módulo mais usado nas instalações comerciais.
Placas solares nesse modelo possuem o peso unitário em torno de 27,5 kg, por módulo, teríamos um peso de 3.300 kg, isto é, 3.3 toneladas só de módulos fotovoltaicos.
Sabemos que para realizar a instalação desses módulos temos os trilhos de alumínio e que o peso dessa estrutura pode variar entre 10 e 20% do peso das placas solares e do material.
Algo com cerca de 10% se for de fibra de vidro, 20% se for de alumínio, então acrescentando o peso da estrutura usada para fixar a placa, com cerca de 660 kg, dando algo em torno de 3.960 kg, isto é, quase 4 toneladas de placas solares e estrutura de fixação.
Outra questão para entender se as placas solares podem desabar seu telhado é quanto ao tipo de instalação e se a instalação da energia solar for feita com microinversores e se esses microinversores ficam embaixo da placa de energia solar, então teria mais uma soma no peso.
O componente é capaz de ligar quatro módulos fotovoltaicos, então, para uma instalação dessa de 120 placas solares, precisaria de 30 microinversores e o peso de um microinversor normalmente usado nessas instalações chega em torno de 3,5 kg, o que seria um acréscimo de mais 105 kg dando um total de 4.065 kg. Para analisar e responder essas questões, normalmente as empresas de instalação de sistema de energia solar fotovoltaica realizam estudo e pagam por um laudo técnico para fazer análise quando é uma instalação de grande porte ou ela exige que