O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apresentou mais superação de recorde na demanda de carga instantânea no Sistema Interligado Nacional (SIN) esse ano. Na última segunda-feira, 21 de fevereiro, às 14h49, a demanda atingiu a marca histórica de 105.475 MW. Esta é a quinta vez que a demanda máxima instantânea de 2025 quebra o recorde.
O nível mais alto até então tinha sido apresentado na última sexta-feira, 21 de fevereiro, com 104.732 MW. No dia 12 de fevereiro alcançaram 103.754 MW, em 11 de fevereiro (103.335 MW) e em 22 de janeiro, (102.810 MW). Esses números superaram o recorde de 102.478 MW em energia, registrado no dia 15 de março de 2024.
Lula fala sobre o preço dos produtos alimentícios no Brasil
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na última quinta-feira, 20 de janeiro, que o aumento de preço dos alimentos foi por causa dos problemas climáticos, como sol e chuva, e que ele se reunirá com empresários para discutir o preço dos produtos no mercado interno.
“O preço vai baixar, eu tenho certeza de que a gente vai conseguir fazer com que o preço volte aos padrões do poder aquisitivo do trabalhador”, disse.
“Queremos discutir com empresários que queremos que eles exportem, mas não pode faltar para o povo brasileiro”, continuou.
Lula afirmou que o valor do ovo está caro, no entanto, disse que é preciso discutir também o valor determinado dentro do Brasil em comparação com o valor praticado no mercado externo.
“Eu sei que o ovo está caro. Quando me disseram que está R$ 40 a caixa com 30 ovos, é um absurdo. Vamos ter que fazer reunião com atacadistas para discutir como é que a gente pode trazer isso para baixo. O fato de estar vendendo produto em dólar que está alto, não significa que você tem que colocar no preço do brasileiro o mesmo preço que você exporta”, disse.