Os módulos full-screen são uma inovação da DAH Solar para o mercado solar fotovoltaico. Patenteada em mais de 20 países, a tecnologia é usada em projetos em telhados ou em BIPV (sistemas fotovoltaicos integrados à arquitetura).
Esse tipo de módulo não possui moldura na parte da frente, somente um vidro inteiro, proporcionando um design mais elegante, além das vantagens técnicas.
Entre as principais características da tecnologia full-screen é a capacidade de autolimpeza dos módulos. Isso é possível pois o módulo não possui moldura visível na parte da frente, evitando o acúmulo de sujeira e reduzindo o risco de pontos quentes, bem como os custos de manutenção com a limpeza.
Recentemente a TÜV Nord divulgou um relatório de testes de campo comparativo entre módulos FV de 460 W da DAH Solar, um módulo monofacial com tecnologia full -screen e o outro half-cell com tecnologia mono-PERC, com as mesmas dimensões de 1910 x 1134 x 32 mm.
Os resultados dos testes indicaram que a geração de energia do módulo full-screen em comparação a módulo half-cell mono-PERC tradicional foi 11,5% maior.
Essa vantagem no ganho de geração tem como característica a pouca quantidade de sujeira que os módulos full-screen registram em comparação aos outros módulos, devido principalmente a estrutura do módulo sem moldura frontal, favorecendo a lavagem natural dos módulos pela água da chuva.
A diferença que esses fatores trazem, além de otimizar a geração de energia, é uma quantidade menor de hotspots em função da diminuição do “cinturão de sujeira”, uma faixa de poeira que geralmente se acumula perto da moldura da parte inferior do módulo fotovoltaico tradicional.
Parâmetros do teste de módulos fotovoltaicos
Os testes foram feitos no mês de abril no distrito de Xixia, em Yinchuan, na China, e os parâmetros usados nos testes foram:
- Ângulo de instalação fixa dos módulos: 5°
- Exposição à luz solar (pré-teste): 60 Wh/m²
- Irradiação: 170,28 kWh/m²
Dessa forma, o módulo full-screen produziu 73,21 kWh de energia e teve uma geração acumulada de energia por watt de 161,17 kWh/kW, enquanto o módulo half-cell mono-PERC apontou valores de 65,06 kWh e 144,54 kWh/kW respectivamente.
A comparação mostrou que o módulo full-screen teve capacidade de gerar 11,5% a mais de energia em comparação ao módulo half-cell mono-PERC.