Cada vez mais populares, as fontes de energia inesgotáveis são um dos principais assuntos da área energética. A busca por alternativas sustentáveis, à medida que busca-se reduzir a emissão de carbono e de gases do efeito estufa, fez com que tais fontes se tornassem o foco de muitos governos.
Dessa forma, existem as fontes de energia inesgotávies, também conhecidas como fontes renováveis. Essas fontes buscam uma troca harmoniosa com os ciclos naturais da Terra, utilizando-se de seus recursos naturais com capacidade de renovação constante. Entre eles estão a luz do sol, o vento, a água dos rios e mares, a biomassa e o calor interno do planeta.
Fontes de energia inesgotáveis: quais são?
Confira abaixo uma lista com as principais fontes de energia inesgotáveis.
Energia eólica
Uma das grandes fontes de energia renováveis é a produção de energia eólica. A modalidade transforma a força do vento em energia através do uso de cata-ventos aerogeradores. Seu uso, no entanto, é restrito à presença de massas de ar.
Energia solar
Outra fonte cada vez mais popular é a energia solar. Nesse caso, utilizam-se painéis solares que transformam a radiação solar em energia. Novamente, há a restrição à luz solar, embora isso esteja mudando.
Energia hídrica
Conhecida e já estabelecida a partir das usinas hidrelétricas, a energia hídrica retira energia a partir da força das águas de rios. As turbinas de tais usinas transformam a energia potencial das águas em energia mecânica, que, por sua vez, vira energia elétrica.
Energia geotérmica
A energia geotérmica é uma fonte renovável que utiliza o calor do centro da Terra para gerar energia elétrica. Realizam-se perfurações em áreas com grande quantidade de vapor e água quente, transformando tal calor em energia elétrica.
Energia oceânica
De forma similar à energia hídrica, a energia oceânica utiliza a energia potencial das águas para gerar energia. No entanto, sua aplicação acontece nos mares e oceanos, contando com a maré.
Energia de biomassa
Biomassa é toda matéria vegetal e orgânica existente. Dessa forma, a produção de energia a partir desse material acontece a partir de sua queima direta ou da própria produção de calor oriunda de sua decomposição.