Ao falarmos de materias em relação à sua eletricidade, é comum duas propriedades serem responsáveis por definí-los: condutividade e resistividade elétrica. Quando um material conta com grande condutividade elétrica, este é caracterizado como um bom condutor elétrico. Já quando há grande resistividade elétrica, são caracterizados como isolantes elétricos.
Em resumo, os isolantes elétricos são materiais que resistem a altas cargas de energia elétrica. O motivo disso é que estes possuem uma baixa quantidade de elétrons livres à temperatura ambiente e, portanto, não permitem a circulação dessas cargas, ação contrária aos condutores.
Uma vez que há pouca ou nenhuma condução elétrica, estes materiais são ótimos como proteção, uma vez que evitam choques elétricos ou perdas de energia em cabos e fios. Seu uso é bastante comum em diversas peças eletrônicas e elétricas.
Tipos de isolantes elétricos
Existem diversos materias considerados isolantes elétricos, cuja aplicação é igualmente variada. No entanto, separamos alguns dos principais materiais utilizados como isolantes dentro do mundo da eletricidade.
Plástico, vidro, borracha, silicone, água pura deionizada e óleo são alguns dos principais exemplos de materias isolantes elétricos, ou seja, com grande resistividade elétrica e baixa condutividade elétrica.
Um exemplo prático e comum são os fios elétricos. Compostos geralmente por cobre, conduzem energia, que mantém-se “presa” e “segura” devido à camada de proteção costumeiramente feita de borracha ou plástico.