Um dos compontentes mais importantes para a segurança em sistemas fotovoltaicos é a stringbox. O equipamento faz a proteção da corrente contínua (CC) em uma usina, sendo conectada aos módulos fotovoltaicos e ao inversor.
Dessa forma, a stringbox é responsável por isolar o sistema de produção de energia, impedindo grande parte dos riscos de propagação da corrente e de acidentes elétricos. O foco é impedir curtos-circuitos e surtos elétricos.
A stringbox é composta de:
- Invólucro: componente que aloja os dispositivos de proteção e/ou de manobra;
- Disjuntor CC: dispositivo de proteção que tem como função proteger os cabos contra sobrecargas e curto-circuitos, além de garantir a segurança da instalação e dos usuários;
- Chave seccionadora: dispositivo de manobra que tem a função de permitir o seccionamento do circuito sob carga, interrompendo-o quando for necessário;
- DPS CC: Dispositivo de Proteção contra Surto que tem como objetivo proteger a instalação contra surtos de tensão ou correntes causadas por descargas atmosféricas.
Stringbox
A instalação de stringbox precisa seguir algumas regulamentações. De acordo com a Norma NBR 16690, destinada a instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos e publicada em 2019, a orientação é de que “os meios de manobra em arranjos fotovoltaicos devem ser providos, de acordo com a tabela 6, para isolar o arranjo fotovoltaico da Unidade de Condicionamento de Potência [o inversor] e vice-versa e para permitir a realização segura de tarefas de manutenção e isolação”.
Já sobre o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto), também segundo a NBR 16690 com o item 6.3.5. Sua descrição consta que “certas UCP [Unidade de Condicionamento de Potência – o inversor] possuem alguma forma de DPS embutido, porém devem ser instalados tão perto quanto possível do equipamento a ser protegido”. Tal norma ainda afirma que “para a proteção no lado de corrente contínua, os DPS devem estar em conformidade EN 50539-11 ou a IEC 61643-31 e ser explicitamente classificados para uso no lado em corrente contínua de um sistema fotovoltaico.”