Multimedidores são dispositivos que fazem a medição de diversas grandezas elétricas. É um sistema multicanal composto por três componentes: os sensores, que são como pequenos transformadores de correntes, instalados nos cabos, de preferência na saída dos minidisjuntores, para a coleta da corrente que passa por cada cabo. Existem duas opções de sensores, o de 40A e o de 63 A.
A barra é onde acoplamos os sensores, responsável por transmitir as informações coletadas para o data manager usando a comunicação específica, Modbus RTU (RS-485), facilitando a comunicação da barra com data manager com a conexão daisy chain. Tem quantidade fixa para 3, 6, 9 ou 12 sensores, podendo alternar entre 40A e 63A.
Como o data manager auxilia um multimedidor
O data manager concentra todas as medições feitas pelos sensores, além de alimentar o sistema com ligação direta da rede por ser a entrada da tensão do sistema. Pode fazer a leitura simultânea de até 96 sensores, ou seja, 8 barras e 12 sensores em cada barra.
Cada sensor faz a medição individual de uma fase, mas através da interface web é possível agrupar sensores para demonstrar cargas monopolares, bipolares, tripolares e tetrapolares. O multimedidor se comunica com o sistema de gerenciamento através do Data manager. Para essa comunicação ele usa o padrão Modbus-TCP.
Multimedidor de energia ou multimedidor de grandezas elétricas, são os termos mais usados para se referir a esse equipamento, com o mesmo objetivo de medir múltiplas grandezas elétricas, como por exemplo, corrente elétrica, tensão e potência.
O monitoramento de energia elétrica é realizado onde existe preocupação com a gestão da energia, tipo aumento de consumo, demandas etc., ou onde a necessidade de de aplicação de visualização de um panorama elétrico de um ponto. Nesses casos é mais comum a aplicação de mais de um medidor, expandindo para um sistema onde o software gerencia todos os dados ajudando nas análises e gestão de quem opera.