Um medidor inteligente é a peça principal para saber o estado das redes elétricas, e o que é preciso para melhorar as aplicações e a qualidade do serviço aos clientes, para analisar como os hábitos de consumo afetam a fatura elétrica e, desta forma, gerenciem o consumo garantindo a tarifa mais conveniente com as sus necessidades.
Também são fundamentais para aumentar a penetração da geração elétrica distribuídas, que permitem que os clientes gerem suas próprias energias e ajuda na estratégia de redução da pegada de carbono e combate o aquecimento global.
Como funciona um medidor inteligente
Incluem o interruptor limitador de potência, o que faz com que não tenha que ser instalado dentro do quadro elétrico do consumidor, melhorando a capacidade de atuação. Disponibilizam uma interface de telecomunicações para a comunicação remota entre os sistemas centrais e os medidores, que permitem fazer a leitura e a execução de operações de forma remota, como o envio das tabelas tarifárias e modificação dos parâmetros associados a configuração do próprio medidor.
Os medidores também armazenam os consumos de energia a cada hora, possibilitando faturar o consumo de cada período com tarifas diferentes. É uma ferramenta útil para incentivar o consumo responsável.
As próximas gerações de medidores terão além das funcionalidades acima, novas funções agregadas, como: capacidade de comunicar aos consumidores seu consumo em tempo real, através dos sistemas centrais.
Aumentar o parâmetro de redes que foram medidos e da frequência da medição, melhorando o gerenciamento.
E a capacidade de processamento distribuído, processando a medida com muito mais granularidade, detectando a geração distribuída ou o veículo elétrico, identificando linha e fase dos medidores, desagregando cargas e gestando as demandas.
O medidor inteligente é fundamental e está no centro da transformação da rede elétrica na rede inteligente. Os dados que estão sendo coletados nesse aparelho estão permitindo o uso de outras tecnologias digitais, como edge computing, cloud computing, inteligência artificial e big data, para a exploração e operação da rede.