Ao falarmos de instalações elétricas, é comum vermos a sigla TC surgir no assunto. Trata-se de transformadores de corrente, aparelhos que são utilizados para medir e proteger uma corrente. Assim, um TC faz com que haja compatilidade entre aparelhos e fontes de energia.
Um transformador costuma ser constituído de forma bastante simples. Trata-se de um aparelho que opera exclusivamente em corrente alternada, sendo formado por um núcleo de ferro em forma de U e enrolado em fios condutores, chamados de primário e secundário.
Dessa forma, a corrente elétrica percorre um dos enrolamentos e produz um campo magnético oscilante. O resultado é visto no segundo enrolamento através da indução eletromagnética, fazendo com que se crie uma corrente elétrica no fio condutor.
TC pode ser utilizado para medir corrente
Além de ser muito utilizado como uma fonte de proteção para aparelhos, o TC também conta com a possibilidade de ser usado para medir a corrente sem a necessidade de uma conexão direta com a fonte de alimentação.
Dessa forma, acontece a medição de correntes no enrolamento primário ou secundário de um transformador. Vale ressaltar que um TC costuma ter menos espiras em seu enrolamento primário, enquanto o enrolamento secundário possui mais enrolamentos, com um fio mais fino.