Fazer a instalação de energia solar em casa é uma ótima opção para economizar e finalmente se ver livre de taxas abusivas da conta de luz. Porém, já parou e refletiu de quanto é essa economia, e mais, em quanto tempo você vai recuperar o valor investido no seu painel solar, o famoso payback?
Payback é um termo em inglês, que simplesmente significa o tempo que leva para um valor ser recuperado e assim começar a garantir um retorno financeiro. Em relação a energia solar, se conta a quantidade de tempo, em média, você levará para recuperar o valor investido no seu sistema de energia solar.
Um dos melhores benefícios de quem instala um sistema de energia solar é a economizar. O payback causa um impacto justamente neste ponto, porque através dele é possível identificar quando realmente começa o lucro do seu sistema de energia solar.
Por isso que saber como calcular o payback é fundamental para sanar dúvidas sobre a eficiência dos equipamentos.
Como calcular
Para calcular, a variável do valor do kWh praticado em cada região é uma das mais importantes. Com ela, é possível dividir o valor do investimento pelo produto de energia gerada e o ano pela tarifa. Por exemplo: R$ 25 dividido por 200 kWh, multiplicado por 12, multiplicado por 0,83 R$ por kWh.
Um dos modos mais rápidos e eficazes de como calcular o payback é descobrindo o valor economizado na conta de luz por ano antes e depois de instalar a energia solar. Após isso, o valor do investimento total é divido pela economia anual. Com isso você descobrirá em quantos anos terá seu retorno.
Saber como fazer os cálculos do payback de energia solar é algo individual e entrega valores diferentes para cada família/negócio. Entretanto, existe um valor médio. A média é de 3 anos para um imóvel comercial, e 4,5 anos para imóveis residenciais, de acordo com a Absolar.