Mais conhecida como energia solar, a energia fotovoltaica é uma ótima opção para quem deseja aderir às fontes de energia renováveis. Sem emissão de poluentes, o modelo conta com poucos equipamentos para operar e pode ser aplicado tanto em grades empresas como em residências.
Essa “facilidade” na produção de energia fotovoltaica a transformou na segunda geração mais popular do Brasil, ficando atrás apenas da energia hídrica. Além disso, o país é o sexto maior produtor do mundo. Ainda assim, muitos não sabem como funciona a produção de energia fotovoltaica.
Como funciona a energia fotovoltaica
Produzida a partir da captação solar, a energia fotovoltaica é amplamente eficiente, sendo realizável tanto em dias nublados como chuvosos. Estudos recentes, inclusive, buscam possibilitar sua produção até mesmo durante a noite.
A geração de energia acontece a partir de painéis solares produzidos em material semicondutor. Assim, quando os fótons (partículas de luz solar) incidem em sua superfície, os elétrons do painéis solar se excitam e resultam na produção de corrente elétrica contínua.
Essa corrente, então, é levada até um inversor, que a transforma em corrente elétrica alternada, possibilitando sua distribuição e utilização.
Vale ressaltar que os fótons percorrem aproximadamente 150 milhões de quilômetros (distância estimada entre o Sol e a Terra) em cerca de 8 minutos. Portanto, sua incidência sob o planeta em uma hora é capaz de gerar energia suficiente para abastecer a Terra por um ano, levando em consideração que a eficiência de um painel solar gira em torno de 16% a 24%.