A energia solar fotovoltaica vem conquistando cada vez mais espaço no país, se tornando a fonte sustentável e renovável que permite que os clientes reduzam em até 90% o valor da conta de luz.
Esse potencial vem levando muitos profissionais que atuam em setores relacionados à energia a se tornarem integradores solares, em busca de participação da alta rentabilidade desse mercado em expansão.
Por isso, entenda o que é e o que faz um integrador solar.
O integrador solar é o profissional que é responsável pelo intermédio da relação entre a distribuidora de equipamentos solares e o consumidor final, que pretende instalar essa tecnologia em sua propriedade.
Este profissional adquiri os equipamentos da distribuidora assumindo a responsabilidade de todo o processo de instalação de um sistema fotovoltaico.
Em suas atribuições estão inclusas as atividades burocráticas, como a venda dos sistemas solares e a homologação da tecnologia frente às autoridades competentes. Ele ainda cuida da documentação necessária para garantir que a instalação esteja em regularizada junto as normas regulamentares.
O integrador solar também realiza ações técnicas, abrangendo a instalação dos equipamentos no local apontado pelo consumidor e a prestação de serviços de pós-venda, assegurando a manutenção e o bom funcionamento do sistema ao longo do tempo.
Para se tornar um integrador solar, é fundamental a formação técnica em áreas como eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica ou engenharia elétrica.
Esses cursos oferecem a base necessária em relação a conhecimento técnico e habilidades práticas para lidar com os sistemas elétricos que contemplam as instalações fotovoltaicas.
A busca por cursos de especialização em energia solar é também é importante. Isso pois a tecnologia fotovoltaica tem suas particularidades, tanto teóricas quanto práticas, que diferem expressivamente de outros campos da engenharia elétrica.
Cursos de especialização fornecem os detalhes sobre como instalar, fazer a manutenção e otimização de sistemas solares, preparando os profissionais para enfrentar os desafios específicos do setor.