Localizada entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, a Usina Hidrelétrica de Furnas é peça fundamental da produção energética do Brasil. No país, a energia hídrica é a maior fonte energética do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Inaugurada em 1965, a usina hidrelétrica está localizada no Rio Grande, em Minas Gerais, e conta com oito unidades geradoras com um total instalado de 1 216 megawatts (MW). Para gerenciá-la, foi criada a empresa estatal Furnas Centrais Elétricas para executar sua operação.
A construção da Usina Hidrelétrica de Furnas foi iniciada em 1958, sendo parte fundamental do plano de desenvolvimento industrial orquestrado por Juscelino Kubitschek. Na época, tornou-se a maior obra da América Latina em execução.
Usina Hidrelétrica de Furnas: confira funcionamento e ranking
O funcionamento da Usina Hidrelétrica de Furnas acontece a partir de um vertedouro composto por sete comportas – cada uma com 11,5 metros de largura e 14,5 metros de comprimento – e responsável por liberar a vazão excedente que não será utilizada na geração de energia. A vazão máxima é de 13 000 metros cúbicos por segundo.
A captação de água acontece a partir de oito comportas de tomada de água, com 4,7 metros de largula e 9,7 metros de altura. Essa água é levada para turbinas do tipo Francis acopladas a geradores. Cria-se, assim, uma corrente elétrica passando por transformadores responsáveis por aumentar a tensão.
As maiores usinas hidrelétricas do Brasil são Itaipu, Belo Monte e Tucuruí, com potência instalada de 14000 MW, 11233 MW e 8535 MW, respectivamente. Em 23º lugar está Furnas com 1216 MW de potência instalada.