Se as correntes elétricas são fundamentais para o funcionamento de qualquer aparelho elétrico, a tensão elétrica é de igual importância. Também chamada de diferença de potencial (ddp), a tensão elétrica é a quantidade de energia elétrica gerada com o intuito de fazer com que cargas elétricas se movam em um circuito elétrico, ou seja, formando uma corrente elétrica.
Para que as cargas sejam movidas, é necessário o uso de pilhas ou baterias que geram uma quantidade de energia suficiente para o ato. Por exemplo, a pilha inserida em um controle remoto causa uma diferença de potencial no circuito interno do aparelho, fazendo com que as cargas elétricas se movam e formem uma corrente elétrica.
Da mesma forma, ao ligarmos lâmpadas, eletrodomésticos ou outros aparelhos eletrônicos, é necessário inserí-los na tomada ou utilizar uma bateria, utilizando o mesmo princípio. Em um circuito, as cargas elétricas positivas vão em direção aos terminais com potenciais elétricos baixos e vice-versa.
Saiba mais sobre tensão elétrica
A tensão elétrica é medida em Volt e pode ser calculada de diversas formas, Ainda assim, a fórmula mais utilizada é a primeira lei de Ohm, em que a diferença de potencial entre dois pontos de um resistor é proporcional à corrente elétrica que é estabelecida nele. Assim, a tensão é igual a resistência elétrica vezes a corrente elétrica (U = r.i).
É possível, ainda, calcular a tensão elétrica relacionada com a potência e com as correntes elétricas (U = P/i), a tensão elétrica relacionada com a energia potencial e com a carga elétrica (U = Ep/q) e tensão elétrica relacionada com o campo elétrico e com a distância (U = E.d).
Resumindo ainda mais a aplicação da tensão elétrica, trata-se da diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito elétrico.