Corrente alternada é uma corrente elétrica, funciona da maneira em que o sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua, cujo sentido permanece constante. Os elétrons da corrente alternada oscilam em torno de uma posição de equilíbrio graças a aplicação de uma tensão de elétrica variável.
Ela é altamente utilizada na transmissão de energia elétrica e de motores elétricos, como aqueles usados nos eletrodomésticos. Os estudos das correntes alternada é importante para entender o fenômeno eletrodinâmico conhecido como indução eletromagnética em geradores AC, os quais são formados por uma espira condutora desenvolvida para rotacionar em alta velocidade quando inserida entre ímãs fortes.
A rotação da espira faz com que haja uma mudança no fluxo magnético através de sua área que induz a formação de uma corrente elétrica de polaridade variável, cuja frequência se relaciona com a velocidade em que ocorre a rotação que espira.
Qual a utilidade da corrente alternada?
A corrente alternada é utilizada para a transmissão de energia elétrica a longas distâncias por causa de uma facilidade relativa que apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além de que as perdas em CA são bem menores que em correntes contínuas, CC.
É uma forma de corrente elétrica versátil e eficiente que é utilizada para diversas aplicações, como: iluminação, motores elétricos, eletrônicos e equipamentos industriais.
A corrente alternada tem como principais características: frequência, que é o número de vezes que a corrente altera seu sentido por segundo. No Brasil, sua frequência é 60 hertz (Hz).
Tensão: é a força que impulsiona a corrente elétrica, é medida em voltz (V).
Corrente: quantidade carga elétrica que flui por um condutor por unidade de tempo, é medida em amperes (A).
Suas principiais vantagens incluem: facilidade de transmissão e facilidade de transformação.
E suas principais desvantagens são: pode causar choque elétrico e interferências eletromagnéticas.