A recuperação energética de resíduos vem se tornando uma prática fundamental para companhias que querem combinar eficiência operacional e sustentabilidade.
No setor de varejo, onde um volume considerável de resíduos é produzido todos os dias, e saber como essa alternativa pode ser utilizada pode ajudar na redução de custos, aumentando a eficiência ao mesmo tempo em que contribui para preservar o meio ambiente.
Além da redução no impacto ao meio ambiente, a recuperação energética ajuda a economia circular, se beneficiando de recursos que não seriam utilizados, o que promove uma maior eficiência energética nas operações das empresas.
Neste texto, você vai entender como que é a recuperação energética dos resíduos, como essa prática funciona, quais são as tecnologias mais usadas, as dificuldades e benefícios que ela oferece para o setor de varejo.
Entenda o que é a recuperação energética de resíduos
Recuperação energética de resíduos é a prática de transformação dos resíduos, que não podem ser reutilizados em formas de energia utilizável, como energia elétrica, calor ou biocombustível.
Esse processo auxilia para o aproveitamento máximo dos recursos, reduzindo a quantidade de resíduos usados em aterros sanitários e utilizando os materiais que seriam descartados em uma fonte de energia renovável.
No setor de varejo, que produz resíduos como embalagens, plásticos e restos de alimentos, essa prática será uma solução sustentável e econômica. Implementando a recuperação energética, sua companhia pode não somente diminuir seu impacto no meio ambiente, como também produzir uma economia a partir da energia recuperada.
Há diversas tecnologias utilizadas nessa prática que auxiliam na recuperação energética de resíduos. Cada uma dessas tecnologias usa métodos diferentes para transformar os resíduos em energia. Escolher a tecnologia mais adequada depende da natureza dos resíduos produzidos e dos tipos de energia utilizada em cada negócio.
Confira algumas das principais tecnologias usadas na recuperação energética.
- Incineração com recuperação de calor
- Digestão anaeróbica
- Gasificação e pirólise