Quando falamos de eletricidade, precisamos ter em mente diversas grandezas físicas. Uma delas é a frequência elétrica, que nada mais é que o número de ciclos por segundo numa onda sinusoidal de corrente alternada. Em resumo, trata-se da velocidade com que a corrente elétrica muda de direção por segundo, operando no sentido positivo para negativo.
A frequência é uma grandeza exclusiva de correntes alternadas e conta com sua própria medida. A unidade de medição da frequência elétrica é o hertz (Hz), em que 1 hertz equivale a 1 ciclo por segundo. Assim, quanto maior o número de hertz, mais rápida é a frequência, ou seja, maior o número de ciclos por segundo.
A frequência elétrica é uma variável de suma importância na confecção de diversos aparelhos e sistemas elétricos. Sua oscilação dentro de tais sistemas e instalações pode resultar em uma grande alteração no trabalho realizado por equipamentos como motores e transformadores, variando sua impedância.
Por exemplo, um motor de 60 Hz funciona mais lentamente se operar com uma frequência inferior a 60 Hz e vice-versa. Assim, há um padrão de operação. O fornecimento de energia elétrica no Brasil está padronizado para operar dentro dos limites de frequência situados entre 59,9 Hz e 60,1 Hz.
Como medir a frequência elétrica?
Para que seja possível medir a frequência elétrica de um sistema, é necessário ter em mãos um aparelho chamado multímetro. O aparelho conta com diversos usos, sendo uma ótima opção para conseguir dados grandezas físicas como a intensidade e a tensão elétrica de uma corrente elétrica.
Caso o multímetro digital contem com um modo de contador de frequência, é possível ter acesso a outras informações relevantes, como:
- Gravação de MÍN./MÀX, que permite o registo de medições de frequência durante um período especificado ou da mesma forma que as medições de tensão, corrente ou resistência são registadas;
- Intervalo automático, que seleciona automaticamente o intervalo de frequência, exceto quando a tensão medida se encontra fora do intervalo de medição de frequência.