A Toyota revelou a sexta geração do seu SUV mais popular, o RAV4, destacando-se por melhorias significativas em relação à versão anterior. Esta nova edição mantém a plataforma TNGA modular, agora atualizada, e apresenta avanços no trem de força, mecânica e tecnologias embarcadas. O RAV4 continua a ser oferecido em versões híbridas convencionais (HEV) e híbridas plug-in (PHEV), refletindo o compromisso da marca com a eletrificação.
Apesar das mudanças, o novo RAV4 mantém as dimensões da geração anterior, com 4,60 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,70 metros de altura. O porta-malas, no entanto, ganhou 15 litros adicionais, graças a ajustes no acabamento e na posição dos bancos traseiros. O design exterior foi atualizado para refletir as mais recentes identidades visuais da Toyota, com três estilos distintos: Core, Rugged e Sport.
Quais são as novidades na motorização do RAV4?
O novo RAV4 apresenta um powertrain atualizado, com um motor 2.4 16v a gasolina combinado a um motor elétrico nas versões híbridas convencionais. Esta configuração oferece até 230 cv nas versões de tração dianteira e cerca de 240 cv nas de tração integral. As versões híbridas plug-in, por sua vez, receberam baterias 30% maiores, proporcionando uma autonomia elétrica de 150 km com uma única carga.
Além disso, as versões PHEV tiveram um aumento de potência, passando de 306 cv para 324 cv, graças a um motor elétrico dianteiro recalibrado. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 5,8 segundos. A nova localização da bateria sob o assoalho contribui para um centro de gravidade mais baixo e maior rigidez da carroceria, melhorando a condução.