A representante da Mitsubishi no Brasil, HPE Automotores, enfim começa a especificar o investimento de R$4 bilhões até 2032 em sua fábrica situada em Catalão (GO). Entre outras empreitadas, o aporte abrange o desenvolvimento de sistema híbrido flex para os carros da montadora japonesa.
“Temos a previsão de lançamento de um carro [com essa tecnologia] para 2026 ou, no mais tardar, 2027. Estamos no meio do desenvolvimento. Se trata de um produto flex, já com sistema híbrido leve”, confirmou o presidente da HPE Automotores, Mauro Correia, em entrevista.
Além de um sistema híbrido leve junto com um propulsor flex, o executivo ainda fez questão de enfatizar que novas tecnologias vão entrar nos veículos da Mitsubishi. Correia disse também que a maior preocupação da montadora é a mitigação de emissões de poluentes. Dessa forma, a empresa se atenta a toda a cadeia de produção.
“Já estamos estudando [opções] tanto flex quanto híbridas, mas é uma mudança grande que temos de fazer no produto. O que posso garantir é que os nossos futuros modelos já virão flex e com hibridização.”
O executivo ainda não confirmou vai ser o primeiro modelo híbrido flex da história da Mitsubishi, porém o portal Autoesporte disse que pode se tratar de um SUV compacto inédito. Ao que tudo aponta, vai ser um veículo com a mesma plataforma do XForce, o substituto do ASX em mercados como Malásia, Indonésia e Tailândia. Além do mais, há chances de ser o próprio Xforce.
O novo SUV foi flagrado em testes no Brasil, com camuflagem pesada. No sudeste asiático, o motor é 1.5 movido a gasolina rendendo 105 cv de potência e torque de 14,37 kgfm. Os números são poucos em relação com o Brasil, que possui à disposição o 1.5 turbo do Eclipse Cross com 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Nos dois casos, o câmbio é automático CVT. Para o mercado da Ásia, o XForce tem apenas a opção da tração dianteira. De acordo com o presidente da HPE, o novo modelo deve chegar ao Brasil entre 2026 e 2027.