De acordo com a nova lei 14.759/2023, que acabou de entrar em vigor, uma nova data entrou no calendário de feriados nacionais no país. O Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, comemorado no dia 20 de novembro, foram reconhecidos oficialmente como feriado em todo o Brasil.
A iniciativa, que se iniciou no Projeto de Lei 3268/2021, do senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP), foi recebida com felicidade pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o relator do PL. Paim enfatizou a importância da data para entender a história de resistência do povo negro no Brasil e a urgência no combate do racismo.
Antes da lei nacional, o Dia da Consciência Negra já era comemorado de maneira oficial em todo o Brasil desde 2011, mas, só era feriado em somente alguns estados e cidades. Hoje, com o decreto presidencial de Lula, 20 de novembro se tornou um feriado nacional.
A data escolhida é por causa do dia 20 de novembro de 1695, que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que se tornou um símbolo de resistência da cultura negra no Brasil. O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, sobreviveu por quase um século até ser destruído pelos colonizadores. Além de Zumbi, o quilombo também tinha lideranças femininas notáveis, como Dandara, a parceira de Zumbi.
Com essa ação, o Brasil procura promover uma reflexão mais aberta sobre a história dos escravos e o racismo que ainda persiste em nossa sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra agora é determinado como um momento de celebração, porém também de conscientização e luta por igualdade e respeito à diversidade.
Lula defende a Petrobras
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a Petrobras na última segunda-feira, 17 de fevereiro, na cerimônia de divulgação dos investimentos na frota naval. De acordo com ele, a empresa “não tem culpa nenhuma” da alta nos preços dos combustíveis. Lula ainda disse que o litro da gasolina da Petrobras é em torno de R$3, e é comercializado no mercado para o consumidor final por cerca de R$ 6,50. “O povo paga o triplo do preço que sai da Petrobras”, afirmou.