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Contas de Energia > Notícias > Novo combustível nuclear pode suportar temperaturas de mais de 2000 °C
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Novo combustível nuclear pode suportar temperaturas de mais de 2000 °C

Essa inovação tem a premissa de transformar o rumo da exploração espacial.

Isabela Oliveira
Última atualização: 23/01/2025 20:44
Isabela Oliveira
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Quando a gente imagina viagens no espaço, pensamos em foguetes espaciais cortando o céu. Porém, você sabia que os foguetes que nos fizeram chegar até a lua já alcançaram seu limite? Por causa do avanço das tecnologias, uma inovação promissora surge: a propulsão térmica nuclear, que agora vai contar com um novo combustível com capacidade de suportar as condições extremas do espaço.

Essa inovação tem a premissa de transformar o rumo da exploração espacial, o que permitirá missões rápidas, seguras e eficientes. No entanto, você sabe como funciona essa inovação?

A Propulsão térmica nuclear, ou Nuclear Thermal Propulsion (NTP), não é novidade. Ele foi inventado em 1945, porém somente agora que os avanços tecnológicos permitiram tornar a ideia viável. A NTP funciona quando ao invés de ocorrer a queima de combustível químico, um reator nuclear aquecerá o gás, tipo o hidrogênio, para conseguir gerar empuxo.

Entenda como funciona a propulsão térmica nuclear

Por que isso funciona? Mesmo que os motores químicos sejam eficientes, possuem limitações em relação a potência e alcance. A propulsão térmica nuclear tem a premissa de ser duas a três vezes mais eficaz do que qualquer foguete químico que já existe. Significando viagens mais rápidas e uma capacidade de carga maior para as explorações espaciais.

Para possibilitar a NTP, era preciso lidar com um desafio importante: a criação de um combustível tivesse capacidade de resistir às condições extremas do reator. Como temperaturas que superam os 2.326 °C e a presença de hidrogênio altamente reativo e superaquecido. Qualquer combustível tradicional não lidaria com essas condições.

Portanto, aí que começa a atuação inovadora da GA-SME (General Atomics Electromagnetic Systems). No decorrer dos testes realizados no Marshall Space Flight Center da NASA, o novo combustível indicou uma resistência impressionante, sobrevivendo ao calor elevado e vibrações sem se degradar.

De acordo com a vice-presidente da GA-EMS, Dra. Christina Back, esses resultados é a prova de que a humanidade está pronta para utilizar um sistema NTP que não somente irá funcionar, como também será seguro e eficaz.

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