Uma das fontes de energia em ascensão no Brasil, a energia solar já é a segunda mais adotada em território nacional, ficando atrás apenas da energia hídrica. Mais do que isso, o Brasil é o sexto país que mais produz energia solar no mundo. Agora, imaginem se os painéis solares funcionassem também à noite?
O maior dos problemas com os painéis solares é sua dependência da luz solar, ou seja, sua ineficácia durante à noite. No entanto, o pesquisador Sid Assawaworrait e sua equipe de engenheiros na Universidade de Stanford realizaram uma descoberta incrível, possibilitando que painéis solares sigam eficazes durante a noite.
Entenda os novos painéis solares com funcionamento noturno
Em sua pesquisa, Sid Assawaworrait conseguiu implementar uma estratégia inovadora ao utilizar um gerador termoelétrico em conjunto com painéis solares convencionais. Dessa forma, é possível controlar a temperatura dos painéis em relação ao ambiente, fazendo com que a luz infravermelha presa nos painéis pudesse ser dispersada no ar, gerando uma fonte adicional de energia mesmo à noite.
Durante a noite, o dispositivo consegue utilizar o calor da Terra que segue rumo ao espaço. Trata-se de uma energia na mesma magnitude que a radiação solar durante o dia. Até o momento, não há previsão para comercialização do dispositivo, que segue em fase de testes. Assawaworrait e sua equipe atingiram os resultados de 50 milliwattsh/m2.