Alguns hábitos que fazem parte da rotina diária parecem inofensivos, porém podem estar elevando consideravelmente a conta de luz no final do mês. Por isso, confira algumas orientações do especialista que serão valiosas para quem deseja economizar energia e dinheiro.
Segundo Alysson Diógenes, o engenheiro eletricista e professor do mestrado e doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), “considerando que hoje a maioria das pessoas possui lâmpadas de LED ou fluorescentes em casa, os maiores vilões são os banhos longos e a geladeira com portas mal vedadas ou que são esquecidas abertas. Ar-condicionado e aquecedor também podem ser grandes fontes de gastos e devem ser usados com moderação”.
Confira os 5 erros comuns apontados pelo especialista que podem levar a conta de luz às alturas
Não deixar a porta deste aparelho aberta é uma dica bastante comum quando se fala em economizar energia elétrica. Porém, é necessário mais que um cuidado se o propósito é cortar gastos. A borracha de vedação da porta da geladeira pode ser uma grande vilã, se não estiver em condições perfeitas.
“A geladeira é feita para impedir que o calor do ambiente entre. Quando a vedação está ruim, o calor entra. Assim, a temperatura interna aumenta e o sensor de temperatura ativa a máquina que resfria a geladeira mais vezes do que seria normal. Isso aumenta bastante o consumo de energia elétrica”, disse.
Longos banhos ou banhos com a temperatura muito alta quando não está em dias frios podem ser grandes consumidores de energia elétrica.
“O chuveiro elétrico é um equipamento que consome muita energia para funcionar. Então, é sempre válido ajustar a temperatura e evitar ficar tempo demais no banho”, diz o especialista.
Em dias muito quentes, não utilizar aparelhos como a secadora de roupa, porque o sol pode secar as roupas de maneira gratuita e natural. Se o uso da secadora for indispensável, a dica é utilizá-la apenas quando ela estiver cheia, o que otimiza o ciclo do equipamento.
Em relação a lavagem de roupas, procure juntar a maior quantidade de roupas possível antes de higienizá-la na máquina de lavar. Com isso, consegue otimizar o gasto energético e com água sem prejudicar a rotina da casa.