Usar extensões elétricas é uma prática bastante comum nas moradias para aumentar o número de tomadas disponíveis. No entanto, existem alguns aparelhos que não devem conectados as extensões por causa dos riscos de sobrecargas, danos aos aparelhos e até incêndios.
Especialista destacam os principais dispositivos que não deve ser ligado a uma extensão.
Confira alguns desses aparelhos:
- Secador de cabelo: são conhecidos por seu alto consumo de energia, o que pode levar a um superaquecimento e aumentar significativamente o risco de incêndio ou danos ao aparelho se tiver conectado a uma extensão.
- Geladeiras: necessitam de um fornecimento constante de energia, portanto utilizar uma extensão pode não garantir a estabilidade necessária o que pode resultar em possíveis danos ao compressor ou queimar o motor do aparelho. Flutuações de energia podem comprometer a eficiência da geladeira.
- Ferro de passar roupa: aquecem muito e consomem muita energia, conectá-los a uma extensão pode causar sobrecarga e aquecimento excessivo, elevando significativamente o risco de incêndio.
- Micro-ondas: requerem um fornecimento energético elevado e estável, portanto, conectá-los a extensões podem comprometer seu desempenho, aumentando a possibilidade de falhas e riscos à segurança devido ao calor e à radiação emitidos.
- Máquina de lavar roupa tem um consumo de energia variável conforme a operação. Conectá-las a uma extensão pode sobrecarregar o dispositivo, resultando em danos tanto à máquina quanto à própria extensão.
- Fogão elétrico: exigem muita energia para funcionar adequadamente, se usá-los em uma extensão pode resultar em superaquecimento e por consequência em um maior risco de incêndios e danos ao equipamento.
- Torradeira: demandam alta potência para operar, se utilizá-las com extensão pode causar sobrecarga, aumentando o risco de incêndios devido ao aquecimento excessivo dos cabos e da tomada.
Para garantir sua segurança, sempre consulte as especificações do fabricante e evite sobrecarregar suas extensões. A prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes graves.