A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) começou a promover, a partir da última segunda-feira, 16 de dezembro, o “Renegocia!”, um mutirão de negociação de dívidas para consumidores que ainda não pagaram.
A iniciativa vai até dia 17 de janeiro e tem o propósito de auxiliar a população na prevenção e tratamento do endividamento.
Durante esse período, os clientes vão ter a oportunidade de renegociar débitos com instituições financeiras, empresas de telefonia, fornecedoras de água, energia elétrica etc.
O programa está oferecendo condições especiais, como descontos em juros, prazos para pagamento ampliados e opções de parcelamento, segundo o órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
As negociações podem ser feitas de maneira online, através do portal Consumidor.gov.br, ou presencialmente, pelos Procons e demais órgãos de defesa do consumidor.
Para fazer a negociação online, acesse a plataforma, selecione o credor para realizar o pedido e selecione no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.
Nesta edição, os consumidores vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, moradores ribeirinhos da região Norte do Brasil, povos originários e mulheres chefes de família terão prioridade na negociação.
EDP também realiza campanha de renegociação de dívidas
A EDP vai realizar, entre os dias 18 de novembro e 30 de dezembro, uma campanha para os consumidores que querem renegociar as dívidas de conta de luz no Espírito Santo. Clientes que estão com o pagamento da tarifa de energia atrasado poderão negociar com condições especiais.
Durante o período da campanha, os consumidores poderão quitar os débitos em até 12 parcelas, com isenção de juros e correções, ou para quem precisa, o parcelamento pode ser feito em até 21 vezes através do cartão de crédito. Aqueles consumidores que já possuem débitos de negociações anteriores também vão encontrar flexibilidade para o acerto e renegociação de suas contas.
As famílias que fazem parte do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, poderão parcelar seus débitos em até 60 vezes, com entrada facilitada, isenção da taxa de negociação e correções.