A população do município de Manacapuru (localizado a 78 quilômetros de Manaus) deve ficar em torno de nove horas sem energia elétrica, no próximo domingo, dia 29 de setembro, de acordo com a concessionária Amazonas Energia. A ação acontece menos de uma semana depois da cidade lidar com um apagão depois da queda de uma árvore.
De acordo com Amazonas Energia, a paralisação no fornecimento de energia elétrica no próximo domingo, 29 de setembro, irá acontecer das 5h30 às 14h30, em Manacapuru.
De acordo com a concessionária, o motivo das paralisações de energia elétrica no município é a necessidade de realizar obras de adequações, ampliações e manutenções, para eliminar os desligamentos inesperados do sistema elétrico.
A concessionária programou uma manutenção no município no domingo passado, porém na quinta-feira, 19 de setembro, uma árvore caiu na Linha de Transmissão Iranduba-Manacapuru, o que provocou um apagão que durou em torno de oito horas.
Sobre o apagão em Manaus
Em uma nota, o Procon-AM (Instituto De Defesa Do Consumidor Do Amazonas) comunicou que irá notificar a concessionária Amazonas Energia por causa do apagão.
“A notificação exige explicações detalhadas sobre a causa do incidente, medidas adotadas para a resolução problema e providências para evitar recorrências”, diz o comunicado.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, recentemente disse que a venda da Amazonas Energia é a melhor alternativa para o problema da concessão de energia elétrica no Estado. Ainda disso que vão ser analisadas as duas outras saídas, que são intervenção na empresa ou extinção do contrato.
“A melhor solução, ao nosso ver, é a passagem de controle. Caso não haja, nós vamos estudar intervenção, vamos estudar caducidade, que nunca foi feito no Brasil. Mas aí já tem ônus para o caixa da União. Essas duas a conta vai cair no colo da viúva, que é o governo e o consumidor”, disse Silveira.