A Justiça do estado de São Paulo condenou a Enel a realizar o pagamento no valor de R$ 10 mil de indenização por danos morais a uma moradora da capital que ficou quatro dias sem energia elétrica durante o blecaute que afetou a região do município ano passado, segundo o g1.
Na ocasião, consumidores ficaram vários dias sem luz e, segundo o balanço da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), 3,7 milhões de clientes foram afetados.
No começo do mês de outubro, outro temporal também deixou mais de 3 milhões de consumidores em energia elétrica na Grande São Paulo.
De acordo os dados do Tribunal de Justiça de São Paulo, de outubro de 2023 a outubro de 2024, 5.387 pedidos de indenização por danos morais ou materiais contra a Enel foram feitos.
Os clientes atingidos que se sentirem lesados precisam procurar primeiro a Enel e tentar lidar com o problema de forma administrativa.
Se a empresa se negar a arcar com eventuais prejuízos, os consumidores podem acionar algum órgão de defesa do consumidor, como o Procon-SP, ou a própria Justiça.
Apagão em São Paulo
O curto-circuito que causou o apagão que atingiu 942 mil imóveis nas cidades de São Paulo e Guarulhos, na região metropolitana, no sábado, dia 31 de agosto, foi provocado por uma pipa. A informação é da Eletrobras.
Segundo a empresa, o primeiro barramento foi atingido pelo corpo do objeto, causando o curto-circuito e o desligamento pelos equipamentos de proteção.
O segundo foi atingido pela rabiola da pipa, que contendo alumínio provocou o desligamento do instrumento e gerou o apagão da subestação.
Ainda de acordo com a Eletrobras, ano passado, a SE Guarulhos registrou cinco incidentes provocados por pipas. Conforme especialistas, uma das soluções para esse problema seria construir subestações em locais cobertos.
No dia 1º de setembro, domingo, as concessionárias de energia elétrica Enel Distribuição São Paulo e EDP comunicaram que o apagão que atingiu a capital do estado de São Paulo e Grande SP deixou cerca de 942 mil imóveis sem luz no dia anterior.