Os módulos fotovoltaicos são peças fundamentais para o funcionamento de um sistema de energia solar. Através dos painéis solares é possível captar a irradiação solar e convertê-la em energia elétrica.
No entanto, existem questionamentos de como devem ser feito o armazenamento destes produtos. Então, entenda as recomendações de especialistas e de fabricantes sobre como armazenar os módulos e assegurar sua qualidade.
O módulo solar é composto por materiais robustos que oferecem uma grande resistência a degradações feitas pela exposição em ambiente externo, o que permite que o produto tenha em média uma vida útil de 25 anos.
Como realizar o armazenamento dos módulos fotovoltaicos
De acordo com o manual da BYD, ao realizar o manuseio do produto devem ser respeitadas as seguintes orientações:
- Os módulos precisam estar armazenados na embalagem da BYD;
- Utilizando a embalagem original o empilhamento permitido é de 1 unidade com até 28 módulos;
- É necessário manter a embalagem posicionada no sentido horizontal, em locais planos e cobertos, para proteção contra condições climáticas adversas;
- Após retirar os módulos da embalagem é preciso que sejam mantidos em local seguro, seco, ventilado e manter com os conectores MC4 conectados;
- Evitar impactos ou presença direta de raios solares ou luz artificial.
Ainda para a empresa chinesa, o empilhamento estático, é recomendado o suo de no máximo 28 módulos. E neste processo é preciso que mantenha o alinhamento e faça uso das espumas espaçadoras entre os produtos.
Já a Jinko, em seu manual, recomenda que os módulos sejam armazenados na embalagem e em um local fresco, sem umidade e o solo em nível de um ângulo inferior a 10°.
Ainda enfatizam que não deve ser colocado itens por cima dos módulos ou das caixas.
Também para a Jinko, é orientando que para a desmontagem, os módulos permaneçam empilhados sobre um único suporte e é preciso ter certeza de que exista uma distância mínima de 30cm entre as embalagens.