A energia nuclear é a alternativa escolhida por big techs para alimentar data centers de IA (inteligência artificial), nos quais as demandas energéticas são grandes. Microsoft, Google e Amazon são algumas das empresas que já anunciaram investimentos nesta fonte de energia para os próximos anos.
Entretanto, o uso dessa fonte energética ainda é cercada de questionamentos, relacionadas aos acidentes nucleares que levaram à contaminação por causa do material radioativo. Tragédias como a de Chernobil (Ucrânia), Three Mile Island (EUA) e Fukushima (Japão) são alguns dos que mais geram dúvidas.
A seguir, confira 8 mitos e verdades sobre a fonte de energia nuclear:
1. Usinas nucleares podem explodir como uma bomba atômica: Mito
As bombas atômicas são compostas por materiais específicos em sua composição e são criadas para liberar quantidades massivas de energia de forma instantânea. Por outro lado, as usinas são construídas para produzir energia de maneira segura, apresentando baixo risco de acidente.
2. Morar perto de uma usina nuclear não é perigoso: Verdade
As usinas são instaladas perto de centros urbanos devido a uma questão logística, eliminando a necessidade de longas linhas de transmissão. Ou seja, se elas seguem as normas de segurança e usam as tecnologias mais recentes, não apresenta riscos para os vizinhos.
3. A energia nuclear é prejudicial ao meio ambiente: Mito
Como não emitem gases de efeito estufa no mesmo nível que os combustíveis, a energia nuclear não prejudica o meio ambiente. As usinas nucleares necessitam de um espaço menor para serem construídas, diminuindo os impactos na área.
4. A fusão pode ser a solução para a geração de energia no futuro: Verdade
Especialistas indicam que a produção de eletricidade através da fusão nuclear é a solução para os problemas de energia, porque não gera resíduos radioativos e pode gerar de forma quase ilimitada.
5. O lixo nuclear não pode ser reciclado: Mito
Os resíduos produzidos na produção de energia elétrica podem ser reaproveitados para produzir mais combustível, o que reduz consideravelmente a quantidade que acaba armazenada.
6. Construir uma usina nuclear é caro, mas a produção da eletricidade compensa: Verdade.
Construir e manter essa estrutura tem altos custos, uma usina nuclear pode custar US$ 6 milhões por megawatt de capacidade. Contudo, a produção da energia nos reatores é muito mais barata, porque não exige suprimento constante de combustível.
7. O transporte dos resíduos nucleares não é seguro: Mito
Seguindo as medidas de segurança rigorosas, o transporte do lixo nuclear é feito em caminhões, navios e trens sem maiores problemas.
8. Resíduos da energia nuclear podem ser tóxicos por milhares de anos: Verdade
Partes do lixo nuclear que sobram depois da reciclagem podem ser tóxicas por até 10 mil anos, embora em pouca quantidade. A maioria exige armazenamento de 300 anos, realizado em três etapas, a última sob o solo e em profundidades de até 1 km.