A expansão do MLE (Mercado Livre de Energia) vem remodelando o mercado de geração elétrica no Brasil. Uma pesquisa realiza pela Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) apontou que, de um total de 15,4 gigawatts (GW) de projetos com construções em andamento e previsão de entrar em operação comercial até 2030, em torno de 68% tem energia contratada por meio do Mercado Livre de Energia.
A pesquisa coletou dados do banco de informações de produção da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e outras instituições oficiais. Esse resultado aponta que o Mercado Livre de Energia é um dos principais caminhos para a viabilidade de usinas de produção de energia elétrica.
O estudo indicou que, dos 15,4 GW previstos, 8,35 GW (54%), deverão ser direcionados aos consumidores livres. Enquanto os consumidores cativos devem receber a metade desse total: 4,18 GW (27%). No total, 2,13 GW não estão definidos (14%) e 0,7 GW (5%) são direcionados à energia de reserva.
A porcentagem das usinas indefinidas faz parte da conta do Mercado Livre de Energia, porque essas geradoras só estão autorizadas a fechar contratos nesse ambiente, uma vez que não existem contratos firmados com concessionárias e estão em negociação nos leilões de energia.
O que Energia de Reserva e Mercado Livre de Energia?
A Energia de Reserva foi criada, com o propósito de assegurar o fornecimento de energia ao SIN (Sistema Interligado Nacional) em momentos de crise, ao mesmo tempo que proporciona diversidade nas fontes de energia.
No MLE, a energia de reserva é liquidada todo mês no Mercado de Curto Prazo, e seu valor é abonado no Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). No estudo divulgado, dá para entender que a energia de reserva representa um número pouco representativo na geração de novas usinas (0,7 GW).
O Mercado Livre de Energia é uma modelo de contratação de energia em que a empresa tem a liberdade de negociar diretamente com as distribuidoras de energia elétrica todas as condições contratuais de preço, prazo, demanda, ou até mesmo o tipo de energia a ser contratada.