Você sabe qual é a origem a matriz energética brasileira?
Matriz energética é a junção de recursos ou fontes usados para suprir a demanda de energia, incluindo eletricidade, aquecimento e transporte. Cada país e região tem a sua própria matriz energética.
A matriz energética brasileira, possui uma maior participação de fontes energéticas não renováveis, principalmente o petróleo e seus derivados.
Matriz elétrica são as fontes ou recursos energéticos utilizados apenas para a produção de energia elétrica, compondo de maneira direta a matriz energética.
O Brasil é um dos países de mais destaque em relação a sustentabilidade na produção de eletricidade, possuindo uma matriz elétrica composta especialmente por fontes renováveis, com destaque para as hidrelétricas, que correspondem com mais de 60% da geração de energia elétrica no país.
Fontes da matriz energética brasileira
Em março de 2024, a matriz elétrica do Brasil alcançou a marca de 200 GW. Segundo os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), dessa quantidade, 84,25% correspondem a fontes renováveis e 15,75% de fontes não renováveis (1% Nuclear). As três maiores fontes sustentáveis que abrangem a matriz de energia elétrica brasileira são hídricas (55%), Eólica (14,8%) e Biomassa (8,4%) e das fontes não renováveis, as maiores são Gás Natural (9%), Petróleo (4%) e Carvão Mineral (1,75%).
As fontes de petróleo correspondem a 35% da matriz energética do Brasil, depois a biomassa de cana com 15,4%. Na matriz elétrica, as hidrelétricas correspondem por mais de 60% da eletricidade produzida. A geração de energia hidrelétrica exige uma infraestrutura complexa, que inclui a barragem, casa de força, canais de abastecimento e vertedouro.
De acordo com o mais recente Balanço Energético Nacional (BEN), anunciado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a origem da maior parte da matriz energética brasileira são os recursos não renováveis, em especial o petróleo, gás natural e derivados. Eles correspondem por 50,9% de toda a oferta interna de energia do país ano passado.